Amargosa Notícias - Informação com credibilidade. Todas as novidades sobre Amargosa e região. (Notícias, Política, São João, Entretenimento, Salvador, Esportes, São Miguel das Matas, Elisio Medrado, Valença, Varzedo, Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Milagres, Nova Itarana, Salvador, Feira de Santana, Laje, Mutuipe)

Amargosa — 18 de maio de 2017 às 14:34

Amargosa: Direção do Sintracal responde questionamentos feitos por ex-funcionários da fábrica Daiby

Amargosa: Direção do Sintracal responde questionamentos feitos por ex-funcionários da fábrica Daiby


A boa notícia para os ex-funcionários é que conforme declaração da direção do Sintracal, o processo está em fase final de execução e os valores garantidos através da justiça, superam os valores devido aos servidores. A expectativa agora é que esses valores estejam disponíveis o mais breve possível, para que finalmente sejam feitos os pagamentos das rescisões.

A equipe de reportagem do programa a Voz do Vale conversou Durante esta semana com a direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Empresas de Fabricação de Produtos, Montagem de Calçados da Bahia (Sintracal).

Desde a semana passada, ex-funcionários da fábrica de calçados Daiby entraram e contato com o apresentador J. Braga e com o repórter Jaime Santos, reclamando do atraso no pagamento das verbas rescisórias. Além disso, os profissionais cobravam um posicionamento oficial do sindicato a respeito do andamento da ação movida contra a Daiby.

A presidente do Sintracal, Jeane Costa, afirmou que tem mantido contato constante com os ex-funcionários da fábrica para dar informações sobre o andamento da ação civil coletiva, movida através do sindicato, contra a Fábrica de Calçados Daiby. Ela destacou ainda que o processo não corre em segredo de justiça, ou seja, qualquer pessoa pode acessar. “Temos uma ação em andamento que busca alcançar os valores apresentados pela empresa que fechou para podemos fazer o pagamento das rescisões dos trabalhadores”, disse.

Já o Diretor do Sintracal, Carlos André, ressaltou a política de transparência adotado pelo  sindicato. Segundo ele, são cerca de 700 famílias que precisam saber de todo o andamento da situação referente ao pagamento das rescisões. Ele falou ainda que da última vez que o Sintracal esteve em Amargosa, foi realizada um assembléia para apresentar uma proposta feita pela Ferracini, para comprar os equipamentos da Daiby. Essa compra teria como objetivo alcançar os valores necessários para garantir o pagamento das rescisões.

No início desta semana, um grupo de profissionais esteve presente nos galpões para separar os equipamentos comprados pela Ferracini, que inclusive já fez o depósito dos valores em uma conta judicial.

Segundo o diretor do Sintracal, assim que o sindicato soube que a fábrica Daiby iria fechar sua unidade em Amargosa, entrou com uma ação civil publica no intuito de garantir o bloqueio de bens e assegurar os direitos dos trabalhadores da fábrica de calçados. “Se não tivesse o sindicato para poder entrar com uma ação para garantir esses direitos trabalhadores, todos eles estariam hoje sem a perspectiva de receber esses valores”, disse Carlos André, que lembrou ainda que infelizmente, no Brasil existe uma burocracia que impede que o processo caminhe com mais agilidade. “O processo judicial é penoso”, ressaltou.

Ao todo, a ação civil coletiva movida pelo sindicato conta com 570 ex-servidores da Daiby. O valor total devido pela empresa chega a aproximadamente 4,5 milhões. A direção do Sintracal explicou que já existe uma sentença de ganho de causa e a Daiby não recorreu. Inclusive, e de acordo com Jeane Costa, a fábrica apresenta no processo os meios de alcançar esses valores.

A boa notícia para os ex-funcionários é que conforme declaração da direção do Sintracal, o processo está em fase final de execução e os valores garantidos através da justiça, superam os valores devido aos servidores.  A expectativa agora é que esses valores estejam disponíveis o mais breve possível, para que finalmente sejam feitos os pagamentos.

Redação Vale FM – Jadson Ribeiro / J. Braga / Jaime Santos

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Sobre o Autor

Edson Andrade

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam